Fricassé de Frango Vitoriano (1863)

Fricassé 5
Esta receita surpreendentemente rápida eu encontrei no livro “What to eat and how to cook it” de 1863. Eu usei um frango inteiro, para fazer o mais perto possível da receita o original. Mas pode ser facilmente substituído por 1,5kg de qualquer parte (preferencialmente coxa e sobrecoxa). O único problema de usar o frango intero foi que o frango de agora é bem mais gordo que o da época. O que eu comprei (e olha que procurei o menor possível) tinha uns 2kg. Então foi necessário mais vinho do que na receita.
Para acompanhar eu fervi algumas batatas, cortei cada uma em quatro partes e as levei ao forno com só um pouco de azeite e pimenta do reino salpicada um pouco antes de começar a refogar o frango. Ficaram prontas na mesma hora que o fricassé.

Demorou em torno de 50 minutos para tudo ficar pronto, contando com os preparativos (caso voce nao tenha a ideia maravilhosa que eu tive de preparar com um frango inteiro).

Tentei ser o mais próxima possível do texto original:
Ingredientes:
Um frango inteiro
Sal
Manteiga
Farinha de trigo
Salsa
Vinho branco
Noz-moscada
Pimenta do reino
4 cebolas pequenas
2 Cogumelos
Metódo:
Cortar o frango em partes. O livro tem coordenadas para fazer isso de uma forma específica, em 13 partes. Estas são as coxas, sobrecoxas, asas, coxinhas das asas, o peito dividido em dois, as costas também em dois e o sobre.Em uma panela, coloque uma quantidade de manteiga “do tamanho de um ovo” e leve ao fogo. Quando derreter, fritar bem os pedaços de frango. Isso vai levar uns 8 minutos. Retirar os pedaços.
Fricassé 2
Polvilhe uma colher de chá de farinha na panela, sempre mexendo. Logo depois adicionar uma colher de salsa picada, os cogumelos em fatias, sal, pimenta e a noz moscada. Esperar de 2 a 3 minutos. (Detalhe: eu não usei cogumelos porque sou fresquinha e não gosto. Por isso não aparece nas fotos)
DSC00015
Adicionar 2 Gills (equivale a 300ml) de vinho branco. Deixar ferver em fogo alto para reduzir.
Fricassé 3
Baixar o fogo e colocar o frango de volta na panela. Deixar por 2-3 minutos e voilá!!
Anúncios

2 comentários sobre “Fricassé de Frango Vitoriano (1863)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s