Roast Beef (1940s)

DSC00154
Fácil de preparar, não tão rápido de cozinhar, o rosbife (Roast Beef) e um clássico dos domingos ingleses. Este prato ainda é muito popular  – particularmente aos domingos no Sunday Roast, quando é servido tradicionalmente junto com o Yorkshire Pudding (uma espécie de pão). Para este eu pretendo postar logo uma receita da mesma época deste rosbife.
Os dois são servidos juntos há séculos, e diz a história que domingo é o dia escolhido pois os pobres que não tinham um forno em casa levavam a carne para assar no forno dos padeiros (que não trabalhavam aos domingos). Durante o resto da semana é comum usar a carne para fazer sanduíches (tipo esses que se come em bares).
Basicamente é um churrasco de forno. Basta passar no sal e ir ao forno. Por isso ainda é uma receita ideal para fins de semana (quando a esposa estaria já cansada de trabalhar na casa a semana inteira e deveria estar livre para receber convidados e cuidar das crianças.
Existem algumas diferenças entre o rosbife de antigamente e o que comemos hoje. Mesmo o modo de fazer, que parece óbvio, mudou bastante. Hoje em dia, o rosbife é mantido no forno primeiro – para cozinhar a carne melhor por dentro -, para depois ser levado a uma panela, para dourar o seu exterior. Além disso, agora a carne geralmente usada é o filet mignon, enquanto originalmente se utilizava uma carne que tivesse uma capa de gordura.
Como sempre busco por um exemplo em, usei o livro The Good Housekeeping Cookbook. Nele são sugeridas duas carnes: Alcatra e Contra Filé. Eu preferi usar a alcatra, que acho mais fácil para assar (mas os ingleses usavam mais o contra filé).
DSC00141
Usando 1 parte de pimenta do reino para 4 de sal grosso, misturei os dois antes de passar na carne, para ficar mais homogêneo.
Depois é só colocar a carne temperada ainda fria dentro do forno, sem cobri-la. Este deve estar o mais quente possível. Assim ela vai ter tempo de ficar bem corada por fora sem ficar muito bem passada.
O indicado pelo livro é deixar no forno por 34 minutos para cada 1/2 quilo de carne que você for usar.
Depois é só tirar do forno e servir! Neste dia fiz uma salada quente para acompanhar:
DSC00149
Rapido, fácil e sem sujeira!
Espero que gostem!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s