Fermento biológico caseiro

Para a próxima receita, tentei usar uma “fórmula” que na verdade vi em um documentário, o Tudor Farm, da BBC* (muito bom por sinal). Depois procurei em livros apenas pra ter certeza antes de falar (e fazer) besteira! Em todos os livros (de três séculos diferentes) a fórmula é quase a mesma.

É muito simples mas tem que ser usado logo que ficar pronto! Então faca as contas de quando você vai fazer a sua receita.

Tudo o que se tem de fazer é por numa vasilha a mesma quantidade de água e farinha de trigo. Adicione 1/5 da quantidade de farinha de açúcar mascavo. Cubra a vasilha de forma que de para a mistura respirar.

Entre 2 e 3 dias, dependendo da temperatura, ele deve ficar pronto. Vai estar um pouco mais escuro e com um cheiro bem característico (quase o mesmo que o do fermento biológico fresco que compramos).

Não dá trabalho. Mas também não é muito prático. Na minha opinião vale a pena pela experiencia!

Logo logo posto a receita na qual usei o meu fermento (e que só deu certo na segunda tentativa)!

*Trata-se de um grupo de historiadores e arqueólogos que decidem “viver” por um ano usando apenas tecnologia do século XIV. Eles ficaram neste lugar que foi na época um a fazenda que pertencia a um mosteiro. Àqueles que se interessarem e entendam ingles, acredito que estejam disponíveis alguns capítulos no Youtube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s