Hoje é dia de São Nicolau!
Na Bélgica existe o costume de comemorar a data com a chegada do Papai Noel – conhecido lá por Sinterklaas, uma figura de São Nicolau vestido de vermelho e com a longa barba branca. Já nos Países Baixos, além de suas antigas colônias, a chegada é na véspera do dia de São Nicolau.
É o Sinterklaas que distribui os speculoos, biscoitos crocantes de especiarias (cravo, canela, gengibre, entre outras), com a ajuda de seu ajudante, o Zwarte Piet, um menino mouro. Tradicionalmente eles vem no formato do Sinterklaas, mas também podem vir de todas as formas imagináveis. Quanto ao nome, o mais provável é que venha da forma de denominar os bispos em latin: speculator; já que o próprio Nicolau foi um bispo na Turquia. Além de popular nos países de língua holandesa o Speculoos tambem é bastante conhecido na região da Westfália, na Alemanha, que fica na fronteira.
Mas vamos falar sobre a receita que é o que importa. Uma das histórias que ouvi e que é a minha favorita, conta que a receita se originou quando mercadores traziam para os Países Baixos – que englobavam tanto Holanda quanto o que hoje é Flandres, a parte da Bélgica que fala holandês – especiarias diretamente das índias orientais.
Um desses mercadores enfrentou um mar muito agitado na viagem, e acabou com o carregamento de especiarias todo misturado. Como não sabia o que fazer (pois com certeza não conseguiria vender nada) deixou a carga toa dentro de um galpão. Um belo dia, um padeiro se interessou pelo aroma que de lá saía e perguntou do que se tratava. O mercador contou toda a história e ofereceu a mistura ao padeiro, para que ele a usasse da forma que quisesse.
Ele então mudou um pouco as proporções e inventou um novo biscoito, levou ao bispo para que ele distribuísse para os pobres no dia de São Nicolau. Foi evidentemente um sucesso e a tradição se perpetua até hoje.
Quem me deu essa receita foi meu namorado, que é belga, e que por sua vez recebeu de sua mãe. É uma receita simples e tradicional:
INGREDIENTES:
Espero que gostem e feliz dia de São Nicolau! E se você foi uma criança má, cuidado! O Zwarte Piet vai te colocar no saco dele e te levar embora pra Espanha!!!