Olá!
Hoje venho lhes trazer uma receita barata, relativamente simples e muito gostosa (claro!).
Antigamente gente pobre nao tinha o mesmo acesso que temos hoje a carnes mais nobres, restando a eles apenas as carnes mais duras, seja ela qual for. Assim, as pessoas desenvolveram uma forma de cozinhar que deixe as carnes mais macias. Essa forma é simplesmente cozinha-las por muito tempo.
Assim como o Boeuf en Daube, o Ossobuco é uma receita que tem um tempo de cozimento longo (mas nao tao longo quanto o primeiro), que ajuda a carne a ficar mais mole e o caldo a pegar mais sabor e ficar mais grosso.
O Ossobuco é um corte abaixo do joelho e a maneira de fazer é da parte norte da Itália. A seguir um Ossobuco alla Milanese, do livro Italian Cooking, de Dorothy Daly (1900):
Para servir 4:
- 1 pedaço para cada pessoa.
- Farinha de trigo
- 1 1/2 colher de sopa de manteiga aproximadamente
- Sal e pimenta
- 1 taca de vinho branco seco
- Alho
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- Raspa de meio limão siciliano
- Água ou caldo de carne
- Esquentar a manteiga numa panela grande.
- Passar a carne na farinha de trigo até ficar toda coberta e por na panela para selar (não deixe muito tempo senão fica dura demais. É só pra pegar uma cor) dos dois lados. Tempere com o sal e a pimenta.
- Juntar o vinho e continuar cozinhando até o vinho quase evaporar todo. Adicionar o caldo até cobrir a carne.
- Fechar a panela e cozinhar a fogo baixo por pelo menos 1h (recomendo pelo menos 1h30), adicionando caldo caso necessário.
- Pilar o alho (a gosto), raspas de limão e salsinha e, 5 minutos antes de servir, colocar no caldo e aumentar o fogo, mexendo com uma colher de pau.
De acordo com o livro, é costume servir o Ossobuco com um risoto simples apenas com açafrão. Foi o que eu fiz e o que estará no próximo post!
Até lá!!