Sopa Andaluza de Lentilhas (Séc XVIII / Medieval)

WP_000565Olá pessoal!

A sopa de hoje é dos tempos em que os mouros ainda estavam no controle da Península Ibérica, ou Al-Andalus, como eles chamavam.

É uma sopa simples e bem rápida de fazer. Eu achei bem saborosa e adorei os temperos, embora a aparência não seja das melhores. Mas é cozinha medieval né? Acho que a chance de encontrar algo que seja bonito aos nossos olhos não é muito grande.

A receita está em um dos dois únicos manuscritos sobre cozinha que sobreviveram essa época: Fadälat al-Jiwān fī tayyibāt al-ta ‘ām wa-l-alwān (alguma coisa como “Destaques da mesa, sobre manjares e guisados”. O link é em inglês/espanhol). Se alguém por aí entender árabe, por favor me diga qual a tradução certinha? Essa eu encontrei no Wikipédia mesmo.

O autor,  Ibn Razin at-Tugibi, nasceu em Valencia e era, além de gastrônomo, um filósofo e jurista bem conhecido na época. Pelo menos e o que parece, já que há várias menções de seus contemporâneos a ele. Dizem os historiadores que escreveu o livro provavelmente entre 1228 e 1250.


A receita

A receita original vai basicamente assim:

“Lavar as lentilhas e cozinhá-las em uma panela com água fresca, óleo, pimenta, coentro e cebola picada. Quando pronto, adicionar sal, um pouco de açafrão e vinagre. Quebrar rês ovos na mistura e esquentar por mais alguns minutos.”

É maravilhoso como ninguém dá quantidade de nada né? Entao, eu fui tentando colocar quantidades que não ficariam incomuns pra conseguir um sabor mais equilibrado. Aqui vai:

Ingredientes:

  • ¾ xícara de lentilha
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de chá cheia de açafrão
  • ¼ de xic Azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • ⅓ colher de chá de pimenta branca/síria
  • 2 colheres de sopa de vinagre (eu usei de maçã)
  • 2 ovos batidos (achei 3 um pouco demais)
  • ½ raminho de coentro picado

Fiz a receita com essas quantidades e deu certo! Pelo menos eu gostei, rsrs. Mas quando jogar os ovos, mexer bem rápido pra não ficar um pedação de ovo dentro da sopa. Vão ficar umas coisinhas brancas que eu não sei se dá pra ver na foto (tive que tirar com o celular, foi mal). Você vai saber do que estou falando quando fizer. Fiquei com medo de ter feito besteira na hora, mas depois procurei e vi que é assim mesmo.

Demorou menos de 1h pra ficar pronto e comi com um churrasco de forno que demorou mais um menos 30min pra ficar pronto. Essas quantidades deram pra duas pessoas com fome e sobrou mais um pouquinho.

Bom, acho que é isso! Até a próxima sopa!!

x

Deixe um comentário

